Como a ciencia pode te ensinar a melhor maneira de lembrar o que você aprende

Você tem uma memória ruim não é? Claro, por que você estaria lendo esse texto se não tivesse? A verdade é que todos nós achamos que temos uma memória ruim, mas a auto-avaliação da nossa memória pode ser distorcida. Por exemplo, muita gente tem dificuldade em aprender novas palavras em um idioma que está aprendendo. A pessoa estuda, estuda e depois de um tempo percebe que esqueceu as palavras. Qual é a conclusão? “Putz, minha memória é péssima”.

.

Na verdade você simplesmente não estudou a palavra de uma maneira que seja armazenada na sua memória de longo-prazo. Aqui lhes-apresento o “forgetting curve”.

some_text

O Forgetting Curve foi desenvolvido por um psicólogo Alemão chamado Hermann Ebbinghaus. O eixo-x representa o passar do tempo e o eixo-y representa a retenção de memória. A linha no gráfico mostra a perca de memória sobre um determinado assunto até a próxima vez que aquele conteúdo for revisado. Você pode ver que cada vez mais você estudar, vai demorar mais para você esquecer.

Com isso surge a ideia de “repetição espaçada”, a ideia é, que o melhor momento de estudar algo é no ponto que você está quase para esquecer aquela coisa. Tem vários aplicativos que usa este conceito para ajudar as pessoas a estudar de uma maneira mais produtiva.

Aqui eu deixo alguns exemplos de tais aplicativos. Testem e vejam se funciona. Tenho certeza que se você fizer suas revisões tudo certinho terá resultados imensos!

Anki

Cerego

Lingvist

Mnemosyne

Leave a comment

Sobre nós

A Cowein é uma escola de idiomas localizada em São Paulo que oferece aulas de inglês com professores nativos de países como Estados Unidos, Inglaterra . A nossa prioridade é desenvolver a fluencia conversacional e o oferecer cursos além do tradicional. Entre em contato e aprenda mais!