5 Coisas que você tem que saber para aprender um idioma

Aprender um idioma é algo desafiante para qualquer pessoa, e não é tão dificil, aprender um idioma é relativamente fácil, mas o contexto de nossas vidas não permite que a gente dedique o tempo e persistência necessária para poder dominar o novo idioma. Felizmente tem maneiras de facilitar a experiência. Veja as 5 coisas que você precisa saber para aprender um novo idioma:

1. Entenda quais são suas necessidades e aprenda o que é mais util para você.

De uma forma geral para você aprender algo profundamente, isso precisa ser relevante e interessante para você. Reflita um pouco sobre as matérias na escola que você se dava melhor, você se dava bem porque você tinha algum interesse no assunto ou porque você tinha alguma necessidade imediata?

Com o inglês não é diferente, as pessoas que mostram o melhor desempenho com o aprendizado do idioma são quem precisa mesmo aprender e as pessoas que moram no exterior geralmente precisam usar o idioma em reuniões de trabalho. Se você não tiver uma necessidade imediata, você pode moldar o seu aprendizado para ser mais interessante ou relevante, por exemplo, se você é um contador aprenda sobre conceitos de contabilidade em inglês.

2. Equilibrio! Seu aprendizado precisa ser equilibrado em 4 partes. Veja abaixo:

  • Listening e leitura (input)
  • Conversa e escrita (output)
  • Estudo específico de partes específicas do idioma (gramática, vocabulário, etc...)
  • Desenvolvimento da fluência de algo que seja do seu conhecimento.
  • Um bom curso de inglês tenta equilibrar o estudo do idioma em partes iguais em termos de tempo. Tenham cuidado, muitos cursos tendem a focar no ponto 3 (explicações sobre pontos gramaticais, exercícios repetitivos, etc...) e acaba não dando muita ênfase nas outras áreas. Isso faz com que muitas pessoas consigam facilmente passar em uma prova de inglês, mas na hora de conversar com uma pessoa fica mais complicado.

    3. Use técnicas que te ajudam a aprender.

    Aprenda como aprender. Isso é muito importante. Com o desenvolvimento da psicologia cognitiva e neurociência nas últimas décadas, aprendemos muito sobre formas mais eficientes de aprender. Para a maioria de nós nunca foi ensinado técnicas de aprendizado com eficiência comprovada por pesquisas cientificas. Saiba mais sobre algumas dessas técnicas aqui:

    4. Mantenha-se motivado e disciplinado através da definição de metas de curto prazo.

    Qual é o motivo numero um de as pessoas não aprenderem um idioma? Falta de persistência nos estudos. Aprender um idioma é trabalhoso e demorado, é muito fácil ficar desmotivado diante de algo tão exigente. Estabelecer metas é uma ótima forma de manter-se motivado. Pode ser algo como “aprender 20 palavras novas por semana” ou “em um ano quero me virar na minha viagem a Londres”. Quais sejam as suas metas,coloque-as em umpapel e acompanhe o seu desenvolvimento de forma sistemática.

    5. Aproveite toda oportunidade que você tem para praticar o idioma.

    Viu um gringo na rua? Chega e conversa! Não seja timido. Procurem grupos que se reunem para conversar em inglês. (inclusive temos um!) <--clique

    A prática frequente do idioma é muito importante para você perceber o seu progresso e manter-se motivado, afinal de contas você está aprendendo um novo idioma para poder se comunicar, então vá em frente, comunique-se!

    Sobre nós

    A Cowein é uma escola de idiomas localizada em São Paulo que oferece aulas de inglês com professores nativos de países como Estados Unidos, Inglaterra . A nossa prioridade é desenvolver a fluencia conversacional e o oferecer cursos além do tradicional. Entre em contato e aprenda mais!